Descubra qual é o seu verdadeiro nome e quais os benefícios que trazem. Ao descascar uma banana, é comum ver os característicos «fios» que percorrem a fruta de ponta a ponta. Muitas pessoas arrancam-nos e deitam-nos no lixo sem saber que têm propriedades benéficas.
Esses filamentos são chamados de floemas e fazem parte do sistema vascular da banana, responsáveis por transportar os nutrientes da planta para o fruto enquanto ele cresce.
Para que servem os floemas
Embora à primeira vista possam parecer incómodos, esses filamentos são comestíveis e fornecem vários nutrientes. Assim como o resto da banana, eles contêm fibras, vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do corpo.
A fibra fornecida pelos floemas ajuda a melhorar a digestão e a manter a sensação de saciedade. Além disso, contêm pequenas quantidades de potássio, vitamina B6 e vitamina C, nutrientes essenciais para a saúde muscular, o sistema nervoso e as defesas do organismo.
Por esse motivo, recomenda-se comê-los em vez de jogá-los fora. Os floemas agregam valor nutricional à fruta e não alteram o sabor da banana. Podem ser consumidos de várias maneiras. Sozinhos, por exemplo, ou acompanhados de frutos secos; há até tradições em que se tornam parte de algumas saladas.