A Aula Arqueológica «La Quimera» de Saelices El Chico estará concluída em sete meses.
As obras da Aula Arqueológica «La Quimera» da Villa Romana de Saelices El Chico, localizada no oeste da província de Salamanca, junto à fronteira hispano-lusa e no território de Siega Verde, tiveram início durante esta última semana de agosto, no âmbito do Plano de Sustentabilidade Turística em Destino impulsionado pela Junta de Castela e Leão, com um montante total de 1,2 milhões de euros para valorizar este recurso cultural e turístico. As obras da sala arqueológica têm um montante total de 206.910 euros e um prazo de execução de sete meses.
A Sala Arqueológica «La Quimera» da Villa Romana de Saelices será um centro inovador e imersivo, que mostrará ao visitante, de forma acessível e atrativa, todos os achados e escavações realizados nos últimos anos, que foram moldando o que representa esta importante Villa Romana.
Oferecerá ainda recriações através de novas tecnologias para que o visitante tenha uma noção do que foi esta villa romana no seu máximo esplendor.
Para o presidente da Câmara de Saelices El Chico, Francisco Javier Bernal, «este marco é um ponto de inflexão muito importante para alcançar o objetivo pelo qual temos vindo a trabalhar há muitos anos, dispor de um recurso turístico de primeiro nível como será a Villa Romana de Saelices El Chico, que se tornará uma referência em toda a província de Salamanca».
Além disso, «a Villa Romana, quando estiver aberta ao público, será um complemento excecional a Siega Verde, sobretudo pela sua proximidade e pelo tipo de visitantes que recebe, uma vez que é um sítio arqueológico Património da Humanidade que já é uma referência a nível mundial».
Acontece que Saelices El Chico comemora, a 28 de agosto de 2025, os 30 anos desde as primeiras escavações que confirmaram a presença desta Villa Romana. Um marco que marcou um antes e um depois para esta localidade e para a sua Câmara Municipal, que tem trabalhado arduamente para que este enclave de primeira classe seja uma referência cultural e turística.
A Villa Romana de Saelices El Chico é um enclave datado do século IV, onde, em quase 2.000 metros quadrados, foram recuperadas diferentes estruturas e um mosaico espetacular, além de 40.000 peças e fragmentos arqueológicos. O Plano de Sustentabilidade Turística no Destino, impulsionado pela Junta de Castela e Leão e que será executado pela Câmara Municipal através de um investimento de 1,2 milhões de euros dos fundos Next Generation da UE, converterá este enclave na primeira Villa Romana visitável da província de Salamanca.
O futuro parque arqueológico contará com uma zona musealizada e de acesso para o turismo e servirá como motor de desenvolvimento para toda a área de La Raya Hispanolusa Salmantina.