A desdolarização pode alterar o equilíbrio global e significa a perda de influência comercial para os Estados Unidos.
O dólar americano deixou de ser a principal moeda para transações internacionais em 11 países. Os governos desses países decidiram abandonar o seu uso em operações comerciais para aumentar o valor das suas moedas, reduzir a dependência do dólar e aumentar a competitividade nos mercados cambiais.
Trata-se dos países membros da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Esta tendência, conhecida como «desdolarização», ganhou força após as sanções impostas pelos EUA contra a Rússia em 2022. Todos os países que começam a aderir a esta posição podem alterar o equilíbrio económico global.Isto pode interessar-lhe Atenção! Aviso no aeroporto: multas de 12 900 dólares para todas as pessoas, turistas e viajantes que fizerem isto com a sua bagagem A família magnata Rockefeller revelou a arma secreta que o magnata usou para eliminar todos os seus adversários e continuar milionário
Adeus, dólar: estes países abandonaram a moeda americana
Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turquemenistão e Ucrânia, países membros da Comunidade de Estados Independentes (CEI), começaram a reduzir o uso do dólar como moeda para transações transfronteiriças.
Com 85% das transações transfronteiriças já realizadas em moeda local, os líderes da CEI indicaram que esta decisão reforça a soberania económica das suas nações e abre novas oportunidades fiscais.
O objetivo da redução da presença do dólar em grandes transações monetárias é o seguinte:
- Reforçar as suas moedas locais no mercado cambial.
- Evitar as consequências negativas das sanções internacionais.
- Diversificar as suas reservas com ativos como o ouro.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que «o uso de moedas nacionais em pagamentos mútuos está a expandir-se. A sua participação nas transações comerciais entre os membros da CEI já ultrapassa 85%».
Qual é o impacto da desdolarização no comércio mundial?
A desdolarização representa uma mudança significativa no sistema financeiro global. Menos dependentes do dólar, os países da CEI poderiam:
- Reduzir a influência dos EUA na economia mundial.
- Criar novos mercados com base em moedas locais.
- Garantir maior estabilidade às suas economias face às flutuações do dólar.
Este processo também pode ter consequências negativas para o dólar. Se a procura por esta moeda nas transações internacionais diminuir, isso pode afetar o seu valor e, consequentemente, ela pode perder parte do seu peso como moeda de reserva predominante no mundo.
À medida que mais economias em desenvolvimento seguirem na mesma direção, a moeda americana pode perder a sua importância nos próximos anos, abrindo caminho para um cenário global em que as moedas locais ocuparão um lugar central, em contraste com o domínio histórico do dólar.