Trata-se de um modelo que combina funcionalidade, comodidade e estética e que, cada vez mais, convence designers de interiores e particulares
A casa de banho passou de um espaço puramente funcional para um dos espaços mais cuidados da casa. Cada vez mais pessoas procuram um espaço que combine estética e conforto, mas que continue a ser acessível. Em resposta a esta tripla exigência, surgiu uma alternativa à cabina de duche tradicional, que ganha cada vez mais popularidade: a cabina de duche portuguesa.
É um conceito que tem sucesso entre designers de interiores e particulares que desejam modernizar a sua casa de banho. Graças ao seu design aberto e à ausência de barreiras visuais, cria uma sensação de espaço e transmite um efeito de continuidade que altera a perceção do espaço. Assim, eliminam-se as divisórias ou cortinas, ficando um espaço sem objetos, e os pés tocam o chão, como em qualquer outra parte da casa.
Vantagens da cabina de duche portuguesa
No entanto, além do aspeto visual, a principal razão para o aumento da popularidade das cabinas de duche italianas é a sua adequação às necessidades práticas e cotidianas. Esta proposta distingue-se pela facilidade de manutenção e também garante a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Assim, está gradualmente a substituir a cabina de duche tradicional.
A cabina de duche portuguesa não parece ser apenas uma moda passageira. O seu design acessível e adaptável corresponde à filosofia de conceção de casas de banho que satisfazem as necessidades dos seus utilizadores a longo prazo. Por isso, quer se trate de uma remodelação ou de um novo projeto, esta alternativa à cabina de duche tradicional é cada vez mais escolhida.
Paredes de sombra, outra alternativa
A divisória cria manchas permanentes de sabão, calcário e condensação, o que requer cuidados meticulosos. Como resultado, uma alternativa tem vindo a ganhar popularidade recentemente. É pouco conhecida, mas resolve o problema da sujidade e da manutenção. A solução consiste em remover os vidros e portas, que ficam sujos, e substituí-los por paredes.
As paredes de tijolo criam uma barreira natural que evita salpicos e confere integridade à casa de banho. Normalmente, são construídas à altura da cintura, para que cumpram a função de impedir a fuga de água para o espaço. As vantagens das paredes são que elas permitem obter luz e espaço, sendo que o único risco é que a água pode escorrer mais facilmente. Existem também divisórias decorativas que imitam a função das paredes sem a necessidade de obras, conferindo um aspecto minimalista, mas menos resistente ao passar do tempo.