O colchão é uma das superfícies mais importantes da nossa casa, pois, embora não tenhamos plena consciência disso, passamos um terço da nossa vida nele. É claro que, além do óbvio, cuidar do nosso colchão é uma das tarefas importantes, pois o nosso descanso depende dele, mas que muitas vezes é negligenciada.
1. A ter em conta
Tal como acontece com os lençóis ou as toalhas, limpar o colchão vai além da limpeza, é uma questão de saúde. Algo que nem toda a gente tem em conta é que o colchão acumula diariamente uma infinidade de bactérias, pó e ácaros, pelo que, somado às manchas e possíveis maus odores, é mais do que recomendável ter uma boa rotina de manutenção.
2. Com que frequência devem ser limpos
De acordo com os especialistas, devemos limpar os nossos colchões profundamente uma vez a cada 3 a 6 meses. Este intervalo é mais do que suficiente para evitar a acumulação excessiva de pó, sujidade ou ácaros. No entanto, eles também lembram que, se tiver alergias, é melhor fazê-lo com maior frequência.
3. A fórmula mágica
A especialista em limpeza partilhou a mistura perfeita que elimina qualquer mancha do seu colchão, sem exceções. Para isso, só precisa de quatro ingredientes, que provavelmente já tem em casa.
- 3 litros de água quente
- 3 colheres de sopa de bicarbonato
- 1/4 de copo de vinagre de limpeza
- Um pouco de detergente líquido
4. Passos para limpar o colchão
O processo é igualmente simples. Em primeiro lugar, deve aplicar oxigénio ativo nas áreas afetadas e, com a ajuda de um pano de microfibra bem humedecido, basta esfregar em círculos. Se houver alguma mancha que esteja a resistir um pouco: «Crie espuma com a mesma mistura, aplique e deixe atuar».
Depois disso, é importante enxaguar bem todo o colchão com um pano limpo para que não fiquem resíduos do produto e deixar secar.