Se existe um dispositivo que hoje em dia podemos encontrar em praticamente todas as casas que visitamos, esse dispositivo é muito provavelmente o router WiFi, pois o uso da Internet tornou-se algo indispensável nas nossas vidas, e o router é o elemento que nos fornece conexão e, portanto, não pode faltar.
Também é verdade que é um grande desconhecido para a maioria das pessoas, pois, uma vez instalado, não costumamos prestar muita atenção nele, apenas nos momentos em que falha, a Internet fica mais lenta ou estamos à procura da senha para nos conectarmos a ele.
Embora muitos possam pensar que é uma invenção que não será mais desenvolvida, pesquisadores de todo o mundo trabalham para encontrar uma solução que seja ainda mais rápida, potente e segura. E parece que encontraram a mudança que procuravam graças à Internet quântica, uma futura rede de comunicação que utiliza os princípios da mecânica quântica, como a sobreposição e o entrelaçamento de partículas, para transmitir informações de forma extremamente segura e eficiente, além dos limites da Internet atual.
E quando a Internet quântica surgir, aparecerão consequentemente os routers quânticos, projetados especificamente para atender às necessidades dessa Internet muito mais rápida e segura. Isso porque essa tecnologia é capaz de interceptar qualquer tipo de ataque ou tentativa de intrusão na conexão WiFi, tendo assim o potencial de cortar pela raiz a grande maioria dos métodos de espionagem atuais.
A questão é até que ponto conseguirão desenvolver estes routers quânticos a nível comercial, pois a verdade é que ainda nos encontramos nas fases iniciais. Por exemplo, investigadores da Universidade de Harvard estão a trabalhar num modelo muito promissor, tal como empresas privadas como a QuEra Computing ou a Amazon Web Services (AWS) também têm os seus próprios, mas ainda não estão prontos para chegar às nossas casas.
Graças ao facto de os routers quânticos terem uma tecnologia que é compatível com a infraestrutura de fibra ótica que existe atualmente, assim que estiverem prontos, poderão ser instalados em todas as casas após um pequeno investimento. Mas, como dissemos, é algo que vale muito a pena, porque terá uma Internet mais rápida, segura e privada.