São duas das partes mais sensíveis de um automóvel e estão sempre sob a lupa dos agentes devido aos problemas que podem causar. Normalmente, a Guarda Civil realiza campanhas de controlo nas estradas, nas quais são vigiados aspetos tão diferentes dos veículos como os pneus, a documentação ou a velocidade.
Neste caso, há dois aspetos aos quais os agentes costumam prestar atenção, especialmente em determinadas épocas do ano, como o verão, quando o número de deslocações pela estrada dispara.
Atenção especial
No caso da tampa do depósito, a razão é muito simples, como os agentes bem sabem, a tampa do depósito de combustível, especialmente quando é aberta por dentro ou tem fechadura, é o local escolhido por pequenos traficantes para transportar a sua mercadoria, já dividida em doses.
A tampa do depósito, esconderijo habitual de drogas
O local é perfeito, pois, por um lado, é discreto e ninguém costuma olhar para lá e, por outro, o cheiro da gasolina e do gasóleo confunde os cães antidroga, de modo que não é fácil detectar a presença de drogas.
Os cães perdem-se
Por este motivo, tornou-se um compartimento muito vigilado, especialmente em zonas de lazer e nas proximidades de concertos.
O segundo dos pontos que a Guarda Civil tem vigiado pouco tem a ver com isto, trata-se do gancho de reboque ou da bola de reboque, um acessório no qual a DGT detectou numerosas irregularidades, pelo uso de dispositivos não homologados ou que não estão bem instalados, o que constitui uma infracção muito grave que pode ser sancionada com até 500 euros e 4 pontos na carta de condução. Logicamente, exigem a retirada do condutor que o transporta mal colocado.
A bola de reboque tornou-se um problema habitual
Atualmente, se a bola de reboque estiver homologada, um carro pode levá-la colocada sem problemas durante todo o dia, sem a obrigação de retirá-la, algo que a DGT deveria considerar se é correto, pois em caso de acidente, ela se torna um perigo para quem pode ser atingido por ela. Isso sem mencionar as amolgadelas que pode causar em outros carros ao estacionar.