Se faz reparações domésticas, experimente este truque e nunca mais terá de comprar verniz na loja de bricolagem. Talvez alguma vez lhe tenha ocorrido uma boa ideia para fazer um artesanato ou um projeto DIY com madeira, mas não tinha verniz em casa e por isso adiou para outra altura. Felizmente, existe uma maneira simples e económica de fazer verniz caseiro com ingredientes que certamente tem em casa.
O verniz é uma substância líquida que pode ser colorida ou transparente e é aplicada em várias superfícies, como móveis, pisos, portas ou janelas. Este produto cria uma camada protetora e melhora a aparência, por isso é amplamente utilizado em projetos caseiros «faça você mesmo».
Existem vários tipos de verniz à venda no mercado, cada um com as suas aplicações específicas. Podem ser classificados de acordo com a base: aquosa, oleosa e solvente. De acordo com a sua utilização: para madeira, móveis, pisos, embarcações marítimas; embora também sejam classificados pelo tipo de acabamento: mate, acetinado e brilhante.
Normalmente, este produto é comprado em lojas de bricolagem, lojas de tintas, hipermercados ou grandes lojas de artigos para o lar. No entanto, também pode ser feito em casa, se tiver os ingredientes e souber a receita adequada.
Ingredientes para fazer verniz caseiro
Casca de duas bananas maduras. 250 ml de água destilada. Duas colheres de sopa de goma arábica em pó. Uma colher de chá de vinagre de maçã. Uma colher de sopa de óleo de linhaça ou óleo de coco. Uma colher de chá de mel.
O segredo para preparar verniz caseiro
Preparar verniz com este segredo é bastante simples. Primeiro, corte as cascas de banana em tiras e coloque-as numa panela para ferver com 250 ml de água destilada durante 10 a 15 minutos. Este passo é ideal para extrair a cera e os açúcares naturais das cascas.
Deixe arrefecer um pouco, coe o líquido através de um coador fino ou um pano e deite fora as cascas. Enquanto a mistura ainda estiver quente, adicione goma arábica em pó, que pode ser encontrada em lojas de confeitaria ou de artesanato, e mexa até dissolver completamente. Pode usar um batedor se quiser evitar a formação de grumos.
Adicione vinagre e mel para conservar melhor a mistura, melhorar a aderência e dar-lhe elasticidade. Adicione óleo de linhaça para dar brilho e resistência à água e mexa vigorosamente.
Por fim, deixe a mistura arrefecer completamente e guarde o verniz num frasco de vidro com tampa. Pode aplicá-lo nos seus trabalhos manuais com um pincel ou uma esponja, mas lembre-se de que é importante deixar o verniz secar entre cada camada. Use este truque sempre que precisar de verniz para trabalhos manuais.