Em vez de deitar fora as cascas de ovo, pode triturá-las e utilizá-las para diversos fins. Como fazer isso?
Muitas pessoas deitam as casca dos ovos no lixo, sem saber que estão a cometer um grande erro. Em vez de as deitar fora, pode triturá-las e utilizá-las em várias áreas, obtendo grandes benefícios.
Basicamente, as cascas de ovo podem ser benéficas para a saúde devido ao seu elevado teor de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e os dentes.
Mas, na verdade, esses benefícios podem ser muito maiores. Ao triturar as cascas, alguns nutrientes, como o cálcio, são liberados.
Por que é recomendável triturar cascas de ovo
Quando as cascas de ovo são trituradas, a superfície de contato aumenta, permitindo que os nutrientes sejam liberados mais rapidamente, o que pode ser útil de várias maneiras.
Por exemplo, a casca de ovo pode ser útil para o crescimento das plantas. A trituração da casca facilita a absorção dos nutrientes acima mencionados pelas raízes de vários tipos de plantas que crescem no seu jardim.
A casca de ovo triturada pode ser adicionada a produtos como batidos ou saladas, sendo uma fonte adicional de nutrientes para o desenvolvimento adequado do corpo humano.
A casca de ovo pode ser uma excelente ajuda para as plantas do seu jardim
Embora não seja um método totalmente eficaz para todos os tipos de pragas, a casca de ovo triturada pode servir como uma barreira física para alguns insetos.
Por último, mas não menos importante, é importante saber que a textura da casca de ovo triturada pode ser usada até mesmo para limpar algumas superfícies, se misturada com um detergente.
Casca de ovo e consumo alimentar
Se consumir casca de ovo, é importante desinfetá-la e triturá-la em partículas pequenas para evitar o risco de contaminação bacteriana ou problemas digestivos. Para ter certeza, pode até consultar um especialista. Instruções passo a passo para o preparo:
1. Limpeza: lave e desinfete cuidadosamente a casca para remover quaisquer bactérias, como a salmonela.
2. Cozimento: cozinhe a casca por pelo menos 10 minutos para garantir a destruição de microrganismos patogénicos. Também pode ser torrada no forno.
3. Trituração: triture a casca até obter um pó fino para evitar danos aos órgãos internos durante o consumo.
4. Consumo: pode ser adicionado a batidos, saladas ou até mesmo à água.