Tornei-me independente e conheci um mundo que não tinha na casa dos meus pais. Não só estava por minha conta, vivendo a vida sem pedir permissão, avisar a hora que chegava ou limpar quando queria; também havia muita responsabilidade por trás disso. Parte dessa responsabilidade estava em coisas tão simples como “onde comprar uma lixa”, “como reparar uma parede” ou simplesmente como instalar algo em casa.
Entre essas instalações estão as tomadas e interruptores, que ao vê-los na minha antiga casa, alguém poderia pensar que o mestre de obras decidiu que era uma boa ideia colocá-los todos atrás do sofá ou dos móveis. Mas acontece que até isso tem a sua ciência e muitos eletricistas explicam o porquê disso.
Onde devem ser colocadas as tomadas
Primeiro, o mais importante. Quando estão a construir a sua casa ou um complexo de apartamentos onde irá morar, irá perceber que, por trás da pintura e das paredes, existe uma grande rede de tubos que transportam cabos e chegam a retângulos ocos, na mesma parede, chamados de caixas de distribuição.
Mas as caixas de derivação não estão em todos os lugares por acaso, elas têm uma distância recomendada por eletricistas como Leroy Merlin, especialistas como Manilla ou o próprio Sistema Estatístico da Comissão Nacional de Habitação.
Todos concordam que a altura mínima para as tomadas é de 30 centímetros, tomando como referência o nível do piso acabado. No caso de cozinhas e casas de banho, isso muda e o mínimo recomendado é de um metro e 10 centímetros. Além disso, o ideal é que todas as tomadas ofereçam proteção por meio do interruptor do circuito por falha de aterramento.
Essa distância é, em primeiro lugar, por uma questão de acessibilidade, já que o ideal é ter o conector à mão sem se abaixar muito ou simplesmente que os cabos não fiquem visíveis. Além disso, esta altura evita que, se houver problemas com líquidos no chão, os seus aparelhos eletrónicos ou as próprias tomadas sejam danificados.
No caso dos interruptores, a altura mínima é de um metro e 30 centímetros, em relação ao mesmo nível do piso acabado, garantindo fácil acesso. Ou seja, o melhor é que esteja ao lado da porta de entrada e isso inclui qualquer divisão. Não adianta nada ter um interruptor no fundo, tendo que atravessar todo o quarto para ter luz.
Outras dicas antes de instalar interruptores e conectores
Se já está no processo de instalação, mas não quer deixar pontas soltas, os mesmos três especialistas têm uma série de recomendações que podem ser úteis. Entre elas estão:
- Cuidado com as áreas húmidas: o ideal é ter os interruptores ou apagadores a uma distância mínima de 60 cm de fontes de água, como pias, banheiras ou chuveiros. Ou, em alternativa, ter uma tomada do tipo GFCI.
- Considere a ergonomia: pense em como os espaços serão utilizados. Por exemplo, no seu escritório, fica melhor na altura das secretárias; ou no seu quarto, ao lado da cama.
- Planeie a distribuição: antes da instalação, planeie onde ficarão os móveis e eletrodomésticos para colocar as tomadas e interruptores em locais acessíveis e práticos. Principalmente na cozinha e na lavandaria.
- Instale interruptores duplos ou comutados: Em corredores ou escadas, considere instalar interruptores que permitam acender e apagar as luzes a partir de diferentes pontos.
- Cumpra as normas: Certifique-se de que a instalação cumpre as normas da SIESCO.