Esta mina de ouro representa uma das maiores descobertas da história do país. Detalhes. Como resultado de uma nova descoberta no mundo da mineração, foi encontrado um depósito de ouro que pode mudar a economia do Suriname. Localizada na região do Escudo Guianês, a zona de Maria Gerald não só possui grande volume, mas também alta pureza do depósito.
Alta pureza significa menor volume de transporte para a mesma massa de ouro e menor volume de rocha estéril a ser extraída. Isso também aumenta a profundidade máxima que a futura mineração pode atingir antes que as taxas de extração de rocha comecem a afetar negativamente a rentabilidade.
O depósito de ouro no Suriname surpreende pela sua pureza
A concentração de ouro neste depósito impressionou os especialistas: 11,88 gramas por tonelada ao longo de 22,5 metros. Como observa o site Earth, a maioria das minas no mundo raramente ultrapassa 2 g/t.
O escudo guianense, uma cratera com 1,7 mil milhões de anos que abrange o Suriname e os países vizinhos, contém vários depósitos de ouro de alto nível. Maria Gerald está localizada a cerca de 5 quilómetros a sudeste do projeto atual da empresa, mas até esta primavera nunca havia sido realizada nenhuma perfuração nessa área.
Quais serão as consequências desta descoberta para o Suriname?
A indústria mineira e a indústria petrolífera, em conjunto, já representam cerca de 60% do PIB do Suriname e quase 90% das receitas de exportação. Nesse sentido, cada descoberta de ouro traz esperança de aumento do número de empregos, crescimento das royalties e, se bem administrada, financiamento de infraestruturas em áreas remotas.
No entanto, especialistas alertam que as florestas tropicais do Suriname aumentam os custos. Além disso, o Estado continua a aperfeiçoar os seus regulamentos para equilibrar o crescimento económico com a biodiversidade e os direitos dos povos indígenas à terra.
As cinco maiores minas de ouro do mundo
- Muruntau: considerada uma das maiores minas de ouro do mundo em termos de volume de produção. Localizada no deserto de Kyzylkum.
- Grasberg: anteriormente era a maior mina de ouro do mundo, à frente de Muruntau, mas a sua produção diminuiu devido à transição para a mineração a céu aberto.
- Olimpiada: é a mina de ouro mais produtiva de toda a Rússia e uma das mais eficientes do mundo em termos de custo por onça.
- Kadia Valley: localizada em Nova Gales do Sul, é uma mina subterrânea de classe mundial que também extrai cobre.
- Lihir: localizada em Papua-Nova Guiné, numa ilha vulcânica ativa. Possui reservas comprovadas no valor de cerca de 20 milhões de dólares.