As sete peças de ouro de 22 quilates que orbitaram a Terra na missão Columbia de 1999, sob o comando da astronauta Coronel Eileen Collins, foram leiloadas por um valor elevado.
Uma série de moedas de ouro de 22 quilates, conhecidas como “Space Flown Gold Pattern Dollars”, tornou-se uma das mais valiosas do colecionismo numismático. Em 12 de setembro de 2025, elas foram vendidas na plataforma Stack’s Bowers Galleries por um total de 3,28 milhões de dólares.
Como são as moedas Sacagawea que viajaram pelo espaço
Existem sete moedas de dólar Sacagawea fabricadas em ouro de 22 quilates que participaram numa missão espacial histórica em julho de 1999. Mais de duas décadas depois, elas apareceram no mercado de leilões.
Essas moedas representam as únicas peças numismáticas americanas fabricadas especificamente para voos espaciais.
Estas moedas representam as únicas peças numismáticas americanas fabricadas especificamente para voos espaciais. Durante a missão STS-93 do vaivém Columbia, percorreram aproximadamente 2,9 milhões de quilómetros em órbita terrestre sob o comando da Coronel Eileen Collins, a primeira mulher a dirigir uma missão de vaivém espacial.
O leilão de 12 de setembro de 2025 estabeleceu vários recordes em diversas categorias numismáticas, confirmando o valor destas peças como tesouros culturais americanos.
A história por trás das “Space Flown Gold Pattern Dollars”
De acordo com a Stack’s Bowers Galleries, em julho de 1999, 12 moedas de ouro viajaram para o espaço a bordo do vaivém espacial Columbia. Eram versões especiais da moeda Sacagawea, concebidas como protótipos da moeda que entraria em circulação no ano 2000.
Essas moedas foram cunhadas em ouro de 22 quilates com acabamento proof e foram utilizadas as mesmas placas usadas para as moedas American Eagle. Embora tivessem a marca da casa da moeda de West Point “W”, investigações posteriores sugerem que foram produzidas na Filadélfia devido à urgência do calendário de lançamento.
Das 39 peças originais, 27 foram destruídas e apenas 12 sobreviveram, que são as que viajaram pelo espaço. Ao final da missão, as moedas voltaram à Terra e ficaram guardadas em Fort Knox. Sete delas foram recentemente liberadas para colecionadores particulares, enquanto cinco permanecerão em instituições públicas e não estarão disponíveis para o mercado.
As moedas Sacagawea fabricadas em ouro de 22 quilates participaram numa missão espacial histórica em julho de 1999Stack’s Bowers Galleries
Como identificar uma moeda Sacagawea do espaço
Por ser uma moeda padrão ou protótipo, as suas características e design coincidem com as moedas emitidas a partir do ano 2000. Para identificar uma peça autêntica, deve-se observar:
- Ano: 2000.
- Casa da Moeda: embora tenha a marca de West Point «W», acredita-se que estas moedas foram fabricadas na Casa da Moeda de Filadélfia.
- Designer: Glenna Goodacre/Thomas D. Rogers Sr.
- Diâmetro: 26,5 milímetros.
- Peso: 17 gramas.
- Composição: 91,67% de ouro, 3% de prata e 5,33% de cobre.
- Anverso: mostra Sacagawea com o seu filho Jean Baptiste, com o lema «IN GOD WE TRUST» na margem esquerda. A palavra «LIBERTY» está centrada na parte superior e a data «2000» e a marca da casa da moeda «W» aparecem na margem inferior direita.
- Verso: uma águia em voo, emoldurada por 13 estrelas, eleva-se com o lema «E PLURIBUS UNUM» no centro esquerdo do desenho. «UNITED STATES OF AMERICA» e «ONE DOLLAR» emolduram a periferia.
- Detalhes: o desenho destas moedas distingue-se por incluir no verso um protótipo de «penas da cauda gravadas», também presente na variedade conhecida como «Cheerios». Esse motivo foi modificado pouco depois nas peças de circulação regular, o que aumentou o interesse por esta versão inicial.
A peça de teste foi catalogada como «Deep Cameo» (Cameo Profundo) devido ao seu alto contraste entre os relevos da moeda e os campos, o que consegue um efeito mate profundo nos elementos elevados. Stack’s Bowers Galleries
Cada uma das peças leiloadas foi entregue com certificado de autenticidade e a assinatura da diretora interina da Casa da Moeda, Kristie McNally.
Os «Space Flown Gold Pattern Dollars» foram catalogados pelo Serviço Profissional de Qualificação de Moedas (PCGS, na sigla em inglês) como a quinta peça mais importante entre as 100 moedas modernas dos EUA. Este reconhecimento deve-se tanto à sua raridade como ao seu valor simbólico: são os únicos padrões de ouro colecionáveis cunhados pela Casa da Moeda após o século XIX.
Quanto valem os Space Flown Gold Pattern Dollars no mercado de leilões
No passado dia 12 de setembro, a empresa especializada Stack’s Bowers Galleries apresentou ao mercado sete dos “Space Flown Gold Pattern Dollars”. A venda atingiu um total de 3,28 milhões de dólares.
Deste lote, duas das moedas foram adjudicadas por 550 mil dólares cada uma e tornaram-se as moedas de ouro americanas mais valiosas leiloadas desde a Guerra Civil. Além disso, superaram os preços alcançados por erros de cunhagem famosos, como a «mula» Sacagawea-Quarter, e por variedades icónicas como a «Cheerios».
Na mesma leilão, foi oferecida a primeira moeda Sacagawea 2025-W em ouro de 24 quilates, cunhada para comemorar o 25.º aniversário da série. A peça número um desta emissão atingiu US$ 120 mil, um valor 60 vezes superior ao do seu metal precioso e 50 vezes superior ao seu preço inicial oficial.