O processo funciona como uma troca de impulso entre os dois corpos celestes. Enquanto a Lua ganha impulso e se afasta, a Terra deve ceder parte do seu.
A cada ano que passa, a Lua fica 3,8 centímetros mais distante do planeta Terra. Embora pareça insignificante em comparação com os 385 mil quilómetros que os separam, esse fenómeno tem consequências que os cientistas podem medir com precisão a laser.
Stephen DiKerby, investigador de astrofísica na Universidade Estadual de Michigan, citado pela Sciencealert, explica que este afastamento gradual faz com que os dias terrestres se alonguem de forma impercetível.
Os especialistas calculam estas distâncias ao refletir raios laser em espelhos que astronautas e sondas espaciais deixaram na superfície lunar.
Por que a Lua se afasta da Terra
As marés oceânicas são as culpadas por esse afastamento lunar. A gravidade da Lua é aproximadamente 4% mais forte no lado da Terra que está voltado para ela, o que cria duas protuberâncias de água que apontam para a Lua e na direção oposta.
Quando a Terra gira, esses protuberâncias líquidas não se alinham perfeitamente com a Lua, mas a “ultrapassam” um pouco, arrastando o satélite para a frente em sua órbita.
É como o impulso extra que um carro esportivo recebe ao fazer uma curva. Essa força gravitacional adicional acelera a Lua, expandindo a sua órbita da mesma forma que uma bola de beisebol vai mais alto quando é rebatida com maior velocidade.
O processo funciona como uma troca de impulso entre os dois corpos celestes. Enquanto a Lua ganha impulso e se afasta, a Terra deve ceder parte do seu, o que faz com que a sua rotação desacelere muito gradualmente.
Os paleontólogos confirmaram essa teoria estudando conchas fossilizadas de amêijoas de 70 milhões de anos atrás e descobriram que os dias duravam apenas 23,5 horas durante a era dos dinossauros.
No entanto, não há motivo para preocupação. Essas mudanças são tão mínimas que, pelo menos por um bom tempo, ainda será possível desfrutar de eclipses, marés e dias de 24 horas por mais milhões de anos.