Foi cunhada para a entrada do euro em 2002 e é reconhecida pela harpa celta na sua face nacional. Uma moeda da Irlanda está a chamar a atenção dos colecionadores e não é tão difícil de se obter. Foi cunhada para a entrada do euro em 2002 e é reconhecida pela harpa celta na sua face nacional. Atualmente, alguns anúncios chegam a pedir 8.500 euros. A razão: um suposto excesso de metal.
A face nacional mostra uma harpa celta no centro, ladeada pela palavra «ÉIRE» à esquerda e o ano de cunhagem à direita. No anel exterior figuram as doze estrelas da União Europeia. Por sua vez, a face comum, criada por Luc Luycx, da Real Fábrica da Moeda da Bélgica, inclui o mapa da UE antes do alargamento de 2004, seis barras verticais e o valor facial. As suas iniciais «LL» aparecem na zona exterior.
Existem muitos anúncios que podem ser encontrados nas plataformas de venda de moedas. Alguns chegam a atingir os 8.500 euros porque, segundo o próprio vendedor, apresentam excesso de metal. Outros preços rondam os 1.600 euros por duas peças de 2005 com o mesmo desenho.
No entanto, entre os entendidos, uma peça não circulada é avaliada em cerca de 1,60 euros, por ser considerada comum e fácil de localizar. Na verdade, a carteira em flor de cunho pode ser encontrada por cerca de 70 euros, e a moeda solta não circulada por 3,5 euros. Portanto, o habitual não é desembolsar grandes quantias, exceto em casos específicos anunciados como erros ou variantes.
Esta peça foi cunhada em 2002, com a entrada em circulação do euro. A Irish Mint produziu 135 115 000 moedas de 1 euro, além de outras 25 000 integradas em conjuntos. Portanto, trata-se de uma moeda amplamente emitida, reconhecível e, salvo casos particulares, de fácil acesso para os colecionadores.