A Polícia Nacional informou sobre a recente detenção de três pessoas por fraude contra idosos em caixas eletrônicos usando o “método da semente”.
Usando esse método, eles roubavam de 600 a 1000 euros das contas bancárias de suas vítimas nas áreas de Lisboa, Alfama (a mais antiga e histórica), Belém (monumentos históricos), Príncipe Real (moderno e boémio)
Os suspeitos faziam parte de uma estrutura organizada, na qual um homem atuava como motorista e duas mulheres escolhiam as vítimas para enganar.
O método consistia em observar as suas vítimas quando elas levantavam dinheiro em caixas automáticas e memorizar o seu PIN, para que depois uma delas dissesse à vítima que o ecrã tinha bloqueado e que elas deviam passar novamente o seu cartão pela zona de pagamento «sem contacto», de acordo com o comunicado da Polícia Nacional.
As autoras da fraude fingiam não se conhecer e, caso a vítima se recusasse a passar o cartão novamente, a segunda mulher intervinha para confirmar a recomendação da primeira.
Em seguida, quando a vítima se afastava do multibanco, as suspeitas introduziam o código PIN para aceder à conta e levantar quantias que, em alguns casos, ultrapassavam os mil euros, fugindo depois do local do crime.
A investigação começou em 27 de agosto, depois que a polícia recebeu várias denúncias de roubo de dinheiro de caixas eletrônicos.
Durante a investigação, os investigadores descobriram o carro que os criminosos usavam para chegar às agências bancárias escolhidas para cometer o crime.
Após a instalação de um dispositivo especial de rastreamento, a polícia apanhou os criminosos a cometer um desses crimes em 29 de agosto com dinheiro e vários cartões bancários que não lhes pertenciam.
Os detidos são acusados de crime relacionado com a pertença a uma organização criminosa e 13 roubos, e foram entregues às autoridades judiciais.
Em relação a estes acontecimentos, a Polícia Nacional relembrou as suas recomendações sobre a utilização de caixas multibanco, garantindo a confidencialidade nas operações bancárias; a necessidade de ter muito cuidado ao introduzir o código PIN; evitar distrações durante a realização de operações; cancelar a operação e retirar o cartão em caso de dúvida ou avaria do multibanco; e, finalmente, verificar frequentemente as operações bancárias para detetar possíveis débitos fraudulentos.