Ficar na fila implica esperar pacientemente (ou não) pela sua vez para ser atendido, algo que gera impaciência e nervosismo em muitas pessoas. Não suportar ficar na fila, algo que acontece no supermercado ou no médico, não é apenas uma questão de impaciência. De acordo com a psicologia, por trás desse desconforto estão fatores relacionados à perda de controlo, frustração e dificuldade em aceitar o imprevisto. Esses elementos fazem com que uma situação aparentemente banal seja vivida com ansiedade.
O psicólogo e físico Emilio J. Núñez, na sua análise publicada na Conectia Psicología sob o título «Você fica angustiado ao esperar em filas?», reconhece que fica «muito nervoso nessas situações». A partir da sua experiência, ele detalha quais pensamentos e emoções são ativados naqueles que sentem uma rejeição imediata a esperar pela sua vez.
Um dos principais gatilhos é a sensação de trámite desnecessário. Depois de fazer uma compra, a mente já considera o objetivo cumprido e percebe o ato de pagar como um obstáculo adicional. “Agora falta um trámite, doloroso e desnecessário para você: pagar. E, além de ser chato e inútil, você tem que esperar para fazer isso”, explica Núñez.
A percepção de injustiça e o controle
A comparação com os outros agrava o mal-estar. Observar que outras filas avançam mais rápido ou que outros clientes parecem estar mais calmos provoca irritação e sentimentos de injustiça. A isso se soma a falta de controlo: não saber quanto tempo vai durar a espera nem o motivo exato do atraso intensifica a ansiedade, pois o cérebro busca constantemente soluções que, neste caso, não existem. O mesmo poderia ser aplicado a um engarrafamento de trânsito.
O especialista compara essa reação com engarrafamentos inesperados. “Sentimo-nos frustrados e impotentes. Não sabemos o que aconteceu e, portanto, o que podemos fazer para resolver a situação, e isso é algo que o nosso cérebro não tolera”, afirma. Nessas circunstâncias, a única saída é a aceitação: entender que nem sempre há uma resposta imediata e que a paciência pode ser a melhor estratégia.