Existe um truque para salvar diferentes peças da casa e deixar essas superfícies como novas. A madeira e a decoração são fundamentais quando se pensa numa casa. É um dos elementos mais procurados e utilizados. Contribuem com aconchego e um estilo particular. Mas também representam um desafio na hora de cuidar deles para que fiquem em bom estado.
Um dos problemas mais comuns é o aparecimento de manchas brancas ou cinzentas depois de colocar uma chávena quente ou um copo frio sobre a mesa. Embora pareçam indeléveis, a boa notícia é que têm solução.
Marcas de humidade na madeira: por que aparecem?
Ao colocar algo quente ou frio sobre a madeira, o calor ou a condensação fazem com que a humidade atravesse o verniz e fique presa logo abaixo da superfície.
É assim que se forma esse «embaciamento» interno que estraga a aparência do móvel, embora a madeira em si nem sempre esteja danificada. A longo prazo, isso pode representar mais do que uma questão estética.
Para evitar este tipo de manchas, Flo de la Carrera, especialista em casa e referência nas redes sociais, testou diferentes métodos. Entre eles, foram consideradas alternativas como o ferro de engomar e a vaselina.
No entanto, o truque que realmente funcionou foi encontrado por outra colega, especializada em restauração de móveis, Karla H. (@bodegachicureo). Depois de colocá-lo em prática, Flo de la Carrera partilhou-o (@flodelacarrera). Só são necessários, como base, álcool e algodão.
O que é necessário para limpar manchas de humidade da madeira
- Um pouco de álcool etílico (70° ou mais).
- Um pedaço de algodão.
- Uma tigela pequena.
- Um pouco de fita adesiva.
Passo a passo: como remover a mancha de humidade da madeira
Com todos os elementos acima à disposição, é necessário:
- Colocar o algodão no fundo da tigela e certificar-se de que fica bem assente.
- Deite o álcool sobre o algodão até que este fique encharcado, mas sem transbordar.
- Cole o algodão no fundo da tigela com um pedaço de fita adesiva para que não se mova.
- Vire a tigela e coloque-a de cabeça para baixo sobre a mancha, com a abertura sobre a marca. Recomenda-se não a mover nem pressionar.
- Deixe repousar entre 15 e 30 minutos. O álcool irá evaporar e ajudar a libertar a humidade presa na madeira.
- Levante a tigela com cuidado. Após o procedimento acima, na maioria dos casos, a mancha desaparece completamente. Se restar algum vestígio, recomenda-se repetir o processo.
Este truque simples e económico contribui para manter a madeira em bom estado. Basta um pouco de paciência e seguir os passos descritos.