Arqueólogos descobriram um artefacto que desempenhou um papel importante no intercâmbio cultural e ajudou a determinar a distância entre o Sol e a Terra.
A comunidade científica ficou impressionada com a descoberta de um «smartphone» com 1000 anos. Presume-se que tenha sido um dos primeiros instrumentos que lançaram as bases da ciência moderna.
A descoberta científica foi feita pela historiadora de Cambridge Federica Gigante na Fondazione Museo Miniscalchi-Erizzo, em Verona, Itália.
Instrumento astronómico com 1000 anos que foi comparado a um smartphone
Astrolábio — instrumento astronómico que se acredita datar do século III a.C. e que permitia determinar a posição e a altura das estrelas no céu.
Inicialmente, era usado para medir as distâncias entre o Sol e a Lua em relação à Terra. Na mesma linha, os cientistas muçulmanos da época usavam-no para determinar a localização de Meca e a hora da oração, conforme indicado no Alcorão.
Com o tempo, sofreu uma série de alterações e adaptações, como a tradução do árabe para o hebraico e a correção dos significados de acordo com a cidade.
Como funciona o astrolábio e como é usado?
O astrolábio é um dispositivo circular, geralmente feito de metal e composto por várias peças móveis. A sua função é imitar o céu num determinado momento e num determinado local.
É utilizado desde a antiguidade por astrónomos, navegadores, cientistas e outros. É composto por uma base, uma rede, réguas, uma régua e uma alidade.
Entre as suas principais funções estão:
- Determinação da hora através da posição do Sol ou das estrelas
- Cálculo da altura de um corpo celeste
- Orientação geográfica
- Previsão de fenómenos astronómicos, como o nascer e o pôr das estrelas
Por que é que a astrolábia é comparada a um smartphone?
A historiadora Federica Gigante, que descobriu este artefacto, afirmou que a alteração da latitude era semelhante à adição de aplicações ao telemóvel.
O comentário da especialista estabelece uma clara semelhança entre a invenção antiga e os smartphones mais recentes. Em particular, ela mencionou a interação que isso provocou entre as diferentes comunidades e culturas gregas.