Esses insetos vivem em colónias e tornam-se pragas quando invadem as estruturas de uma casa e a destroem. A época das formigas ainda não acabou e muitas casas enfrentam a invasão desses insetos. Embora se trate de uma espécie que pode ajudar a natureza, quando fazem o seu ninho dentro de uma casa, é melhor livrar-se delas de forma permanente.
Época das formigas: quando aparecem e por que se tornam pragas em casa
De acordo com a Orkin, especialista em eliminação de pragas, a atividade das formigas varia de acordo com a espécie, mas elas podem prosperar durante todo o ano. No entanto, entre os meses de março e outubro, costumam ter maior presença.
“Apesar de serem benéficas por natureza, as formigas e os térmitas tornam-se pragas quando entram nas estruturas e destruem a propriedade”, alerta o Departamento de Saúde Pública de Illinois (IDPH, na sigla em inglês).
Estes insetos costumam contribuir positivamente para o condicionamento do solo. Também são predadores de outras espécies invasoras, como térmitas e lagartas. No entanto, podem consumir e contaminar alimentos ou picar pessoas, animais domésticos e gado.
Como eliminar formigas em casa: métodos permanentes e eficazes
Estes insetos são sociais e vivem em colónias, que invadem casas e outras estruturas em busca de alimento, água e abrigo.
Nesse contexto, um guia da Extensão da Universidade Estadual da Carolina do Norte especifica que um manejo eficaz “requer uma combinação de métodos de controlo que incluem inspeção, saneamento e exclusão, modificação do habitat e, muitas vezes, algum tipo de inseticida”.
- Medidas de saneamento e exclusão: manter a casa limpa e sem restos de comida ou água reduz a atração das formigas. Também é recomendável selar rachaduras ou buracos por onde elas possam entrar.
- Modificação do habitat: reduzir as condições favoráveis para a nidificação perto da casa. Manter a vegetação e objetos como madeira longe dos alicerces. Controlar plantas que as atraem, colocar barreiras pegajosas em árvores, podar galhos e controlar insetos produtores de melada.
- Controlo químico: não se limita a pulverizar as operárias visíveis, pois estas representam apenas uma fração da colónia. O método mais eficaz consiste em localizar e destruir os ninhos.
Uma vez localizado o ninho, podem-se usar inseticidas em aerossol, granulados ou estações de isca que as operárias transportam para dentro da colónia. Também é possível aplicar tratamentos preventivos no exterior da casa, como barreiras químicas em fendas, fundações e áreas de acesso.
O Guia sobre formigas invasoras domésticas e seu controlo indica que o uso de inseticidas requer precaução e deve ser aplicado corretamente no solo e não apenas na superfície, tomando cuidado para evitar o contacto com pessoas, animais de estimação e objetos.
Os grânulos requerem umidade para liberar o produto. Por outro lado, a fumigação em interiores costuma ser pouco eficaz, pois apenas afasta esses insetos. Por isso, dentro de casa, recomenda-se priorizar a higienização, a exclusão e o uso de iscas, em vez de depender apenas de aerossóis químicos.
Iscas para formigas: tipos, eficácia e como atuam na colónia
De acordo com o IDPH, «para eliminar uma colónia, quase sempre é necessário eliminar a rainha ou rainhas». Isto pode ser conseguido com iscos para formigas ou tratando o ninho com um pesticida líquido, em pó ou granulado, rotulado para esse tipo de uso.
Estes podem ser comprados em lojas na forma sólida, gel e líquida. «Alguns contêm reguladores do crescimento dos insetos que impedem que as formigas imaturas se tornem adultas». A maioria contém tóxicos de ação lenta misturados com alimentos.
Este método funciona quando estes insetos o ingerem e o levam de volta para o ninho. Lá, eles alimentam outras formigas da colónia, incluindo as imaturas e a rainha.