Fazer néctar para beija-flores é fácil, rápido e provavelmente já tem todos os ingredientes em casa. Os beija-flores, essas pequenas aves que parecem suspensas no ar graças ao seu bater de asas vertiginoso, são muito mais do que um espetáculo da natureza: representam um elo vital na polinização de inúmeras plantas no continente americano.
O seu metabolismo rápido obriga-os a alimentar-se constantemente de néctar e insetos, o que torna a sua relação com as flores um delicado equilíbrio ecológico que beneficia tanto a fauna como a flora.
No meio dessa dependência e nas grandes cidades, onde às vezes é difícil para essas aves encontrarem uma variedade de flores, surge uma prática cada vez mais comum: a preparação caseira de néctar para beija-flores.
Além de um gesto de admiração por esses pequenos seres, preparar a mistura correta pode fazer a diferença entre contribuir para o seu bem-estar ou colocar em risco a sua saúde. Daí a importância de conhecer as proporções adequadas, os cuidados necessários e os erros a evitar ao oferecer-lhes alimento suplementar.
Como preparar corretamente o néctar para beija-flores?
Preparar néctar para beija-flores é mais fácil e simples do que você imagina, e provavelmente você já tem os ingredientes em casa. De acordo com a National Audubon Society, uma organização americana sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza desde 1905, você só precisa de:
- 1/4 de chávena de açúcar branco refinado
- 1 chávena de água potável
- 1 colher ou concha
- 1 panela pequena
Passos:
- Despeje o açúcar e a água na panela ou caçarola.
- Misture até que o açúcar se dissolva.
- Mantenha no fogo até que o néctar comece a ferver.
- Deixe esfriar e encha o bebedouro.
Recomendações e sugestões:
As porções não precisam necessariamente ser medidas com uma xícara. Pode fazer a quantidade que quiser, desde que use 1 parte de açúcar para 4 partes de água.
Isso significa que, se usar um recipiente refratário pequeno, deve medir uma porção completa desse recipiente com 4 porções de água do mesmo recipiente.
- Use apenas açúcar branco refinado
O mel ou o piloncillo podem promover o perigoso crescimento de fungos, enquanto os açúcares orgânicos, naturais e crus contêm níveis de ferro que podem ser prejudiciais.
O açúcar branco de mesa é sacarose, que, quando misturado com água, imita muito de perto a composição química do néctar natural.
- Não adicione nenhum tipo de corante
Não há necessidade de adicionar tinta ou corante vermelho, os bebedouros por si só atraem os beija-flores e adicionar produtos químicos, como corantes, pode ser prejudicial para as aves.
- Limpeza dos utensílios
Procure lavar muito bem os utensílios de cozinha que usa para preparar a mistura, pois se os usar regularmente, eles podem ter resíduos de gordura ou outras substâncias.
Se possível, tenha uma panela ou caçarola pequena de uso especial para preparar o seu néctar.
- Armazenamento e substituição
Troque o néctar com frequência, aproximadamente a cada 3 dias, ou mais se o bebedouro estiver em uma área muito exposta ao sol.
Você pode encher os bebedouros apenas um pouco, para não desperdiçar muito néctar, e o que sobrar da mistura pode ser armazenado em um recipiente dentro da geladeira.
- Outras recomendações
Para evitar que as formigas cheguem ao néctar, pode colocar vaselina no gancho onde pendura o bebedouro.
Procure também colocar os bebedouros em espaços visíveis para os beija-flores, mas fora do alcance de cães e gatos, pois eles podem capturar, ferir ou matar uma das aves.