Cada uma delas tem uma série de vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas tendo em conta as necessidades pessoais. Ao escolher uma conta bancária, é importante estudar cuidadosamente os diferentes tipos de contas, tendo sempre em conta as necessidades pessoais. Desta forma, poderemos avaliar a opção mais adequada para nós, seja uma conta para depósito de salário, conta corrente, conta poupança ou conta com juros. Cada uma delas tem as suas particularidades, e a decisão que tomarmos pode ser importante do ponto de vista financeiro.
«Se tivermos um rendimento regular e quisermos depositá-lo diretamente, uma conta para o salário será a opção mais adequada», explicam os especialistas. «Além disso, ela nos proporcionará muitas vantagens, como devolução de recibos, descontos, isenção de comissões, cartão de crédito gratuito, etc.». Por outro lado, «se não tivermos um rendimento muito elevado ou regular, e se estivermos à procura de uma conta simples, sem requisitos especiais, podemos optar por uma conta corrente (ou conta sem salário)».
Além disso, dependendo dos planos futuros, existem também contas poupança ou contas remuneradas, «um tipo de produto que nos dará rendimentos pelo facto de guardarmos o nosso dinheiro nele». A seguir, apresentamos um guia útil para escolher a conta que melhor se adapta às suas circunstâncias pessoais.
Conta corrente: ideal para uma gestão prática do dinheiro
«A conta corrente é o tipo de depósito mais utilizado pelos clientes dos bancos no dia a dia», explica o especialista. «É utilizada para apoiar operações financeiras habituais, como o pagamento de contas, levantamentos em caixas automáticas, reembolso de empréstimos, transferências, depósitos, débito direto do salário… Ou seja, serve de base para a gestão e movimentação de dinheiro.» As suas principais características são as seguintes:
- Liquidez total. O dinheiro pode ser levantado a qualquer momento, quando necessário. Neste sentido, também se destaca pela imediatismo.
- Serviços de caixa, como pagamentos, débitos diretos, cartões…
- Normalmente não são cobrados juros e, quando são, são muito baixos.
- Podem ser cobradas comissões de manutenção, dependendo do banco.
Não oferece benefícios pelo depósito de dinheiro, mas a sua facilidade de gestão torna-o a opção mais procurada. Além disso, pode ter um ou vários titulares.
Conta para salário: vantagens e desvantagens
Por seu lado, a conta para salário é uma conta corrente condicionada ao facto de o cliente transferir mensalmente o seu salário para ela. Por isso, o banco oferece uma série de vantagens especiais em troca do cumprimento deste requisito. Tal como proposto pelo Bankinter, é uma boa opção para quem tem rendimentos regulares. Quais são as vantagens que oferece?
- Isenção de comissões por serviços ou transferências normais.
- Possibilidade de obter um cartão de crédito ou débito sem comissão de emissão.
- Condições especiais para empréstimos pessoais, adiantamentos ou hipotecas.
- Descontos em seguros ou produtos relacionados com a vida quotidiana.
- Acesso a promoções exclusivas.
No entanto, nem tudo é tão positivo. Ao optar por uma conta salário, perde-se certa flexibilidade financeira, uma vez que o cliente fica sujeito a determinadas condições: pagamento de contas domésticas, número mínimo de operações… Embora seja importante referir que tudo isto depende do banco, uma vez que nem todos os bancos estabelecem as mesmas regras.
Contas poupança e contas remuneradas
No que diz respeito às contas poupança, estas têm um objetivo claro: poupar. O dinheiro depositado nelas pode ser levantado total ou parcialmente a qualquer momento e sem quaisquer custos. Além disso, nem todos os bancos cobram comissões pela manutenção e gestão da conta. No entanto, a principal diferença em relação às contas anteriores é que, em geral, não é possível efetuar pagamentos diretos por débito (pagamento de contas, salários, recebimento de dinheiro…) a partir de uma conta poupança. Isto deve-se ao facto de o seu objetivo ser guardar dinheiro e não a sua gestão diária.
Por fim, as contas com juros estão a tornar-se cada vez mais procuradas, uma vez que prometem lucros futuros. «O seu objetivo é oferecer uma determinada taxa de juro sobre o dinheiro depositado», explica o Openbank. Assim, apresentam as seguintes vantagens:
- Orientadas para a rentabilidade, ajudam a aumentar as poupanças dos clientes.
- O acesso ao dinheiro é possível a qualquer momento.
- Caracterizam-se pela simplicidade e pela ausência de riscos para obter lucros.
No entanto, em alguns casos, a atividade operacional pode ser limitada ou associada a outros produtos. Tudo depende do banco.