Esta técnica funciona devido à riqueza em água do vegetal, que permite criar uma camada de vapor que ajuda na preparação do produto.
O ovo frito é um dos alimentos mais utilizados na cozinha. A sua versatilidade, bem como a sua fácil preparação, permitem integrar este alimento em inúmeros pratos, proporcionando uma fonte de proteínas que talvez não existisse anteriormente. No entanto, existem várias formas de preparar este produto.
A forma mais comum de o fazer consiste em colocá-lo na frigideira, à qual se adicionou previamente um fio de azeite, seja extra virgem ou de outra variedade. Esta, no entanto, não é a única forma de o preparar, como demonstrou o especialista em gastronomia científica Heinz Wuth.
Ele explicou isso num vídeo da rede social TikTok, no qual destacou as vantagens e desvantagens de usar outros ingredientes ao fritar o ovo na frigideira. «É verdade que se pode usar um pepino para fritar um ovo?», perguntou ele no vídeo, com um minuto e meio de duração.
Por que se pode usar um pepino para fritar o ovo?
O pepino é um dos vegetais mais usados na preparação de saladas, e sua principal característica é ser rico em água, mas pobre em outras calorias, como explicou a Organização de Consumidores e Usuários (OCU). Além de seu uso, este alimento também pode servir para fritar o ovo na frigideira.
O segredo está em esfregar a sua camada interior com a frigideira, o que fará com que o ovo «cozinhe bem», apesar de não ser feito com óleo. O motivo deve-se à água que contém, que irá gerar uma camada de «vapor» que permitirá a sua boa cozedura.
«Além disso, contém celulose e pectinas que retêm essa água e também proporcionam esse efeito antiaderente», explicou Wuth. Nas suas próprias palavras, o resultado final é «semelhante» a adicionar apenas água, embora, nesse caso, seja necessário adicionar mais quantidade «para conseguir esse efeito».
Quais são as desvantagens de usar pepino para fritar o ovo?
«O pepino cumpre a sua função», confirmou o especialista, ao mesmo tempo que mencionou que o segredo é que a frigideira já esteja previamente quente antes de colocar o alimento. A única desvantagem de usar o vegetal, no entanto, tem a ver com o sabor que ele confere.
«Mas como é principalmente água, não confere o sabor e a textura que o óleo confere», esclareceu o especialista em ciência e culinária. E não só isso, mas também se podem usar outros ingredientes, como natas ou creme, para cumprir a mesma função, e a decisão de qual usar dependerá exclusivamente dos gostos do consumidor.