Embora seja verdade que hoje em dia, para proteger o nosso dinheiro, temos de estar mais atentos às ameaças que nos chegam online, sejam SMS ou e-mails enganosos, links fraudulentos ou chamadas em que se fazem passar por outras pessoas, não podemos esquecer os perigos físicos também.
E embora, em geral, sacar dinheiro não seja uma atividade perigosa, temos que estar cientes de que não está isenta de riscos. Afinal, os criminosos procuram roubar o nosso dinheiro e, para isso, têm todo o tipo de técnicas e truques.
Como primeira medida de segurança, temos de estar cientes de que será sempre muito mais seguro levantar dinheiro numa caixa multibanco que se encontra numa agência bancária do que numa caixa multibanco independente que se encontra na rua, uma vez que as caixas multibanco dos bancos passam por mais revisões periódicas para garantir que não foram manipuladas de alguma forma.
Mesmo que nunca tenha passado pela sua cabeça, os criminosos são capazes de instalar minicâmaras no multibanco para gravar como introduz o seu PIN de segurança e, depois, com os dados do seu cartão (eles têm centenas de maneiras de o fazer) ou clonando-o diretamente, já podem começar a esvaziar a sua conta.
Por isso, os especialistas indicam que os utilizadores devemos adotar algumas medidas de prevenção e proteção para que as nossas poupanças estejam seguras. E não é preciso complicar para ter mais segurança ao levantar dinheiro de um multibanco, pois um gesto simples e fácil pode tornar-nos muito mais seguros.
A partir de agora, deve começar a cobrir o teclado com a mão livre quando for introduzir o PIN do seu cartão ao levantar dinheiro, pois assim evita que, se houver uma minicâmara instalada ilegalmente na caixa multibanco, esta não consiga gravar o seu código de segurança e não lhe possam roubar as suas poupanças. «É a diferença entre ser roubado ou não», salientam as instituições bancárias.
Outras medidas de segurança
- Antes de utilizar um multibanco, observe e analise o multibanco em busca de alterações ou dispositivos suspeitos.
- É melhor utilizar os multibancos localizados dentro de uma agência bancária.
- Se um desconhecido oferecer ajuda espontaneamente, é melhor recusar.
- Se tiver alguma dificuldade, consulte um funcionário do banco ou alguém de confiança.
- Verifique periodicamente a sua conta em busca de movimentos suspeitos que não tenha feito.