Verónica Costa, cidadã argentina, teve sorte devido a um depósito de mais de 300.000 euros de origem totalmente desconhecida na sua conta bancária. Bem, a argentina aproveitou o erro do banco para melhorar as condições de vida da sua família. No seu país, ela é conhecida como a «Robin Hood moderna».
O que aconteceu para que Verónica Costa recebesse os 300 000 euros por engano: ela acabou na prisão?
Tudo aconteceu há algum tempo em Vila Mercedes, em San Luis (Argentina), quando Verónica recebeu uma transferência de 510 milhões de pesos, ou seja, cerca de 306 000 euros em Portugal. Na Cadena SER, no programa «El Faro», apresentado por Mara Torres, classificaram este acontecimento como «uma dádiva de Deus».
Bem, o governo de San Luis denunciou Verónica, pois ela acreditava que era um presente inesperado e gastou mais da metade do dinheiro em 24 horas: comprou eletrodomésticos, móveis, carros e uma infinidade de outros objetos para melhorar a qualidade de vida da sua família.
Posteriormente, também enviou dinheiro para familiares, que agora estão a ser acusados com ela. Ao receber a denúncia, a polícia decidiu bloquear imediatamente as suas contas, confiscando tudo o que ela adquiriu ao comparecer em sua casa.
O assunto causou um grande debate na Argentina e no exterior. O governo não deu nenhuma explicação oficial e tudo indica que um funcionário cometeu um erro ao colocar todo o dinheiro em uma única conta. Verónica evitou ir para a prisão e evitou a pena máxima porque a promotora do caso foi afastada, acusada de má conduta por ficar com o dinheiro de uma busca. Assim, a protagonista ficou sem dinheiro e sem objetos, mas não irá para a prisão.