Certamente, em mais de uma ocasião, já recorreu à tática de colocar o pão no congelador para prolongar a sua vida útil e poder consumi-lo a qualquer momento. Trata-se de um método muito útil, disso ninguém duvida, mas é verdade que não está isento de perigos, por isso é importante ter em conta algumas questões para que esta «solução milagrosa» não se torne um terreno fértil para bactérias e comprometa a nossa saúde intestinal.
1. Como congelar o pão de forma segura
Embora pareça que este método não tem qualquer mistério, ficará surpreendido ao saber que é possível cometer erros durante o processo. Em primeiro lugar, e uma das questões mais importantes, é necessário trocar o saco em que o pão vem, geralmente de papel, pois colocá-lo com ele é um erro fatal. «Além de alterar o sabor, não impede a livre circulação do ar e, portanto, a proliferação de bactérias», explicam desde La Libre, um meio de comunicação francês.
2. A ter em conta
Ou seja, embora o pão seja submetido a baixas temperaturas e possamos pensar que os organismos desaparecem, a verdade é que a congelação retarda o processo, mas não o interrompe. Se colocarmos o pão com o seu saco de papel, o resultado será a presença de bactérias na migalha e na casca, que se reativarão ainda mais rapidamente ao descongelar.
3. Um dos erros mais comuns
É por isso que, se não quisermos comprometer a nossa saúde, o melhor é usar um saco hermético. Este, ao contrário do saco de papel, bloqueia o ar e limita a proliferação de bactérias.
4. Mais detalhes
Agora, também é importante ter em conta as regras que devemos seguir durante o processo de descongelamento, pois nem tudo vale. Se quisermos fazê-lo de forma segura, então devemos esquecer o micro-ondas. O melhor é deixar descongelar lentamente ao ar livre e, depois, para obter uma crosta crocante, colocá-lo alguns minutos no forno.
É claro que o congelador nos ajuda a prolongar a vida útil dos alimentos, mas isso não significa que ele o faça eternamente. No caso do pão, devemos lembrar que a sua duração máxima é de aproximadamente seis meses. Também não é correto congelar, descongelar e voltar a congelar, seja um pão caseiro ou comprado no supermercado.