Vamos dar-lhe uma dica que prolongará a vida útil da sua fritadeira e poupará muito tempo na sua limpeza. Há alguns anos, a fritadeira tornou-se mais um objeto indispensável nas cozinhas espanholas. Junto com a torradeira, o robô de cozinha ou o bloco de madeira com facas de diferentes tamanhos, surgiu a «fritadeira sem óleo». Um novo pequeno eletrodoméstico que nos ajuda a cozinhar de forma mais fácil e saudável, já que o uso de óleos e gorduras é bastante reduzido. E, por que não dizer, muito mais barato do que ligar o forno. Assim, reúne uma série de vantagens que fizeram com que surgisse e permanecesse entre nós.
No entanto, como qualquer outro aparelho nesta importante zona da casa, com o tempo fica sujo e, por vezes, a sujidade pode incrustar-se e tornar-se mais difícil de remover. É verdade que, como já mencionámos, a fritadeira de ar quente utiliza menos óleo e gordura, mas é necessário adicionar alguma coisa. E isso, juntamente com os restos de comida, pode formar uma espécie de crosta que é impossível remover da forma habitual.
Como evitar a formação de crostas sujas na fritadeira de ar quente
Hoje, oferecemos-lhe o truque definitivo: uma maneira simples e barata de remover gordura e sujeira para que a sua fritadeira de ar quente pareça recém-saída da caixa. Como nova. De imediato, esclarecemos que não se trata do bicarbonato que se tornou uma espécie de salvação para todas as limpezas domésticas, nem das esponjas que ficam presas na fritadeira. Anote, porque isso irá convencê-lo muito mais.
É melhor prevenir do que limpar
Um provérbio espanhol, cheio de reflexões sábias e aplicáveis à vida quotidiana, diz que «não é mais limpo quem mais limpa, mas quem menos suja». Vamos seguir este conselho. Antes de cozinhar um prato neste aparelho, dedique um minuto do seu tempo. Basta colocar um pedaço de papel alumínio ou papel vegetal no fundo do cesto externo. Assim, tudo o que escorrer, ou pelo menos a maior parte, ficará aqui e você só terá que removê-lo ao final do cozimento. Desta forma, haverá um mínimo de resíduos.
Também pode colocar papel vegetal na grelha, mas não se esqueça de fazer alguns cortes para permitir a passagem do ar. Alguns, em vez disso, preferem borrifá-la com óleo de um spray. Desta forma, os alimentos mais delicados não ficam colados e não é necessário raspar.
Um truque barato para manter a sua fritadeira de ar quente limpa e como nova por mais tempo
Por fim, há mais um ponto a ter em conta: limpe a fritadeira quando estiver morna. Não queremos dizer que deve continuar a aquecer, pois pode queimar-se, mas sim que o calor da cesta ainda não se dissipou. Porquê? Porque os resíduos ainda não endureceram e a sujidade será mais fácil de remover esfregando-a com uma esponja que usa para lavar a louça na pia.
Esta é uma maneira muito simples e económica de prolongar a vida útil da sua fritadeira, um dos aparelhos que se tornou indispensável nas cozinhas espanholas e que oferece inúmeras vantagens. Como, por exemplo, esta maneira simples de limpar.