A especialista observou que as pessoas que sofrem de ansiedade sentem as sensações físicas de forma muito intensa.
A ansiedade é uma reação natural do organismo a situações que são percebidas como ameaçadoras ou perigosas. De acordo com dados do Conselho Geral de Psicólogos, os transtornos de ansiedade afetam diretamente 12,6% da população do nosso país, por isso é um problema grave que pode ter consequências graves e deve ocupar um lugar prioritário na agenda social.
Como observam muitos especialistas nas redes sociais, todas as pessoas sentem ansiedade em determinados momentos, por exemplo, antes de um exame, entrevista ou qualquer evento importante. No entanto, quando esse estado se torna constante ou desproporcional, pode interferir seriamente na vida quotidiana das pessoas, prejudicando significativamente o seu bem-estar emocional, as suas relações pessoais e o seu desempenho profissional e académico. Além disso, pode manifestar-se através de sintomas físicos e psicológicos.
Maria é uma psicóloga especializada nesses transtornos, que dedica grande parte do seu conteúdo a dicas para controlar e superar a ansiedade. Num dos seus últimos posts no Instagram, plataforma na qual tem mais de 23 mil seguidores, a criadora digital explicou que muitas pessoas se perguntam por que é que quem sofre dessa condição se sente cansado, mesmo sem fazer «muito esforço».
«Um dos momentos mais difíceis para mim quando sentia ansiedade era quando as pessoas me perguntavam por que estava cansada. Vou explicar: eu estava cansada porque o meu sistema de ansiedade estava hiperativado durante todo o dia, porque eu achava que algo muito ruim iria acontecer comigo ou porque eu sentia sensações físicas muito intensas», explicou a especialista em saúde mental.
Explicando que viver com ansiedade mantém os músculos em constante tensão, o que é muito cansativo, a terapeuta partilhou uma mensagem dirigida a todas as pessoas que lutam contra este problema de saúde mental.
Não é visível que o seu corpo está em constante alerta durante horas, dias e até semanas
«Permita-se estar cansada. Quando vivemos em estado de ansiedade, muitas vezes ouvimos: «Por que está cansada se não fez nada?». Não é visível que o seu corpo está em constante alerta durante horas, dias e até semanas. É como correr uma maratona interna sem parar: a sua mente está alerta, o seu coração bate acelerado, os seus músculos estão tensos. Claro que está cansada. Não porque não faz nada, mas porque faz demasiado dentro de si. E isso também merece respeito, cuidado e descanso», escreveu a criadora de conteúdo numa publicação na plataforma rosa.