O forno elétrico consome muito mais do que imagina. Existem várias maneiras de reduzir o seu consumo. A maioria dos eletrodomésticos da nossa casa estão ligados à tomada permanentemente, e isso reflete-se na conta de luz. Sabemos que alguns, como o frigorífico ou a máquina de secar roupa, são os que mais consomem, mas o que poucas pessoas sabem é a quantidade de energia que o seu forno elétrico gasta.
Um forno normal tem uma potência entre 2.000 e 5.000 W, enquanto a de um frigorífico ronda entre 300 e 800 W. Isto deve-se ao facto de o frigoríficoapenas estabilizar o frio no seu interior, enquanto o forno tem de atingir e manter altas temperaturas. Isto faz com que, durante a sua utilização, represente entre 40 e 90 kWh por mês.
Um estudo realizado em França concluiu que um forno elétrico pode chegar a 224 kWh por ano, dependendo da marca, do tamanho e do tempo de utilização. Por sua vez, um frigorífico eficiente pode consumir menos de 200 kWh por ano.
O forno elétrico consome energia mesmo quando não está a ser utilizado, uma vez que muitos têm um relógio ou um painel que permanece em espera. Enquanto o forno não está a ser utilizado, o seu consumo pode chegar a 67 W, o que representa entre 5 e 26% ao ano.
Apesar de todo o seu consumo, existem várias fórmulas para reduzir o gasto do forno. Algumas delas são:
– Evitar abrir a porta enquanto estiver em uso, pois perde calor e tem de voltar a subir a temperatura.
– Desligar o forno alguns minutos antes de terminar de o usar, pois com o calor que existe dentro do próprio eletrodoméstico, a cozedura será concluída.
– Desligá-lo da tomada enquanto não estiver a ser usado, sempre que possível.