Num mundo cada vez mais dependente da tecnologia, um aspeto crucial é a localização das tomadas em casa para carregar todos os dispositivos que utiliza no seu dia a dia. E o principal inconveniente delas é que nem sempre estão localizadas onde gostaríamos, e adicionar novas tomadas implica fazer buracos e obras.
Mas, felizmente, a tecnologia também avança para resolver este tipo de problemas e, embora até agora tivéssemos extensões ou réguas, neste último ano tornaram-se muito populares as tomadas de superfície.
As tomadas de superfície são dispositivos elétricos que são instalados diretamente na parede, no chão ou em qualquer outra superfície, sem necessidade de obras nem de encaixar o mecanismo na parede.
Tal como as tomadas tradicionais, têm uma base ou tomada que fica visível e fixada à superfície com parafusos ou adesivos, mas não requerem perfurar a parede ou realizar obras, o que permite uma instalação rápida e simples.
Este tipo de tomadas é fundamental para uma série de casos, como quando não é possível, não se quer ou não é prático realizar obras para instalar tomadas embutidas. E também para reformas, ampliações e para adicionar tomadas em locais onde não há instalações elétricas prévias ou onde é necessário aumentar o número de tomadas.
Vantagens das tomadas de superfície
- Facilidade de instalação: não requerem obras nem manipulação complexa da instalação elétrica.
- Versatilidade e adaptabilidade: podem ser colocadas em qualquer local acessível, incluindo superfícies rústicas ou locais húmidos (modelos resistentes à água).
- Flexibilidade: permitem aumentar o número de tomadas elétricas conforme necessário, utilizando calhas ou tubos para levar o cabo até ao novo local.
- Segurança: são fabricadas com materiais isolantes e geralmente incluem mecanismos de proteção contra curto-circuitos e sobrecargas.