Estes produtos de limpeza podem representar um grave risco de intoxicação para os animais de estimação.
Os animais de estimação não requerem apenas cuidados como banhos ou porções adequadas de comida. Há precauções indiretas que também devemos levar em consideração e que às vezes esquecemos, como é o caso da limpeza da casa. Os produtos que usamos para limpar o chão podem ser altamente nocivos para os nossos cães e gatos.
Truque de limpeza para remover manchas de óleo do chão
Os produtos de limpeza convencionais podem afetar a saúde dos animais de estimação que vivem na nossa casa. Embora possam ser extremamente eficazes ou necessários para manter o chão livre de manchas, podem contribuir para doenças indesejadas nestes companheiros.
A Humane Society, uma organização internacional em prol da vida animal, alertou num comunicado que os produtos de limpeza com odores muito fortes representam um grande perigo para os animais de estimação, uma vez que a maioria é fabricada com produtos químicos como álcool, lixívia, peróxido de hidrogénio e qualquer outro composto que contenha a palavra «fenol».
Aviso por descuido
Qualquer um desses produtos pode causar intoxicação em animais de estimação, portanto, os donos devem ter cuidado com o seu uso. A Dra. Barbara Hodges, diretora de defesa e divulgação da Associação Médica Veterinária da Sociedade Protetora dos Animais, explicou que o uso desses produtos, somado ao descuido, pode ter efeitos graves.
«Se estiver a lavar o chão e o telefone tocar e você atender e sentar-se no sofá para falar, o seu cão ou gato pode estar a brincar com essa água», comentou a doutora, por isso recomenda que, nessas atividades, seja dedicada toda a atenção necessária para evitar colocar os animais de estimação em perigo.
O perigo dos alvejantes e da urina
Os alvejantes domésticos têm um cheiro forte, embora sejam compostos principalmente por água, uma vez que o hipoclorito de sódio tem uma concentração de 5 a 8 por cento. Quando este líquido entra em contacto com a urina dos animais, é libertado gás cloramina, que é altamente tóxico.
De acordo com o Missouri Poison Center, uma organização que procura ajudar e prevenir a intoxicação por meio de compostos médicos, detalhou em seu site que os gases de cloro são imediatamente irritantes, com um odor muito forte, que provoca lacrimejamento nos olhos, secreção nasal e tosse. Quando estiver a realizar tarefas de limpeza, deve prestar atenção ao seu corpo. Se apresentar algum dos sintomas mencionados acima enquanto estiver a limpar, deve afastar-se do local, abrir as janelas ou usar um ventilador para dispersar o odor.
Tanto para humanos como para animais de estimação, os produtos de limpeza podem ter graves consequências para a saúde. Enquanto as pessoas podem ser intoxicadas pelos gases, os cães e gatos, que não reconhecem o perigo destes produtos, podem beber uma substância contaminada ou limpar uma parte do seu pêlo com ela.