Passámos a receber muito mais mensagens do que chamadas, já que estas perderam o seu significado na sociedade e agora são usadas apenas em casos especiais, quando precisamos dizer algo urgente ou importante, ou como forma de comunicação das empresas com os seus clientes.
E é por essa razão que as chamadas, se não forem feitas a partir de números guardados nos nossos contactos, se tornaram uma séria ameaça à nossa cibersegurança.
Sejam chamadas de spam que tentam vender-nos algo ou números desconhecidos que nos incomodam, quando recebemos essas chamadas, normalmente ficamos nervosos e, se não ficamos nervosos, muitas vezes caímos em fraudes.
Isso é claramente um problema e um quebra-cabeças para milhares de utilizadores que recebem chamadas semelhantes todos os dias. Em primeiro lugar, porque, sabendo do perigo, muitos querem saber quem está por trás do número de onde nos ligam antes de atender, para que, em caso de fraude, possam desligar imediatamente e bloquear o número.
Por isso, a divulgadora, criminologista e especialista em tecnologia Maria partilhou um truque simples que permite descobrir quem está por trás do número de onde nos ligam.
Ela recomenda usar as ferramentas que a Internet nos oferece, um serviço gratuito, no qual não é necessário se registrar, destinado à pesquisa reversa por telefone, ou seja, não para pesquisar o telefone de uma empresa específica, mas para pesquisar quem realmente é o dono de um número de telefone específico, descobrir suas verdadeiras intenções e como impedir suas chamadas, se necessário.
Para isso, eles têm um diretório com mais de 10 milhões de números de telefone identificados em Portugal, bem como uma extensa base de utilizadores que diariamente comunicam novos números, pelo que é constantemente atualizado com novos números utilizados por burlões.
O funcionamento do site é muito simples, pois basta introduzir o número de onde recebeu a chamada no motor de busca e este irá mostrar se existem reclamações sobre esse número, de que país provém e quantas pessoas ligaram, para o ajudar a determinar se se trata de spam, publicidade ou uma tentativa de fraude.