É uma pequena moeda de ouro puro, datada do reinado de Ptolomeu III e com a imagem de Berenice II.
Enquanto Israel está concentrado no conflito em Gaza, a vida continua em muitas outras partes do país. E no meio do Parque Nacional da Muralha de Jerusalém-Cidade de David, na região de Givat, foi encontrada uma moeda de ouro estranha e muito única. Afinal, só existem 20 moedas como essa no mundo.
Mas este é o primeiro caso em que uma moeda deste tipo foi encontrada durante escavações organizadas. Neste caso, as escavações foram realizadas pela Administração de Antiguidades de Israel. Trata-se de uma pequena moeda de ouro puro (99,3%), datada de 246-412 a.C., da época do reinado de Ptolomeu III. Nela está representada Berenice II, rainha do Egito, com uma tiara e um véu na cabeça e um colar no pescoço.
No outro lado da moeda, que será apresentada ao mundo numa exposição no âmbito da Conferência sobre a Investigação da Cidade de David, em setembro, está representado um chifre da abundância, símbolo de fertilidade e sucesso, ladeado por estrelas. À sua volta, está a inscrição «Da rainha Berenice» em grego.
A emoção dos descobridores
A descoberta foi totalmente inesperada: quando a diretora das escavações, Rebecca Leanger, estava a peneirar baldes de terra no parque de estacionamento de Givati. «Eu estava a vasculhar a terra das escavações e, de repente, vi algo brilhante. Peguei e vi que era uma moeda de ouro. No início, não conseguia acreditar no que estava a ver, mas, alguns segundos depois, comecei a correr por toda a escavação, de tanta emoção. Há dois anos que escavo a Cidade de David e é a primeira vez que encontro ouro! Sempre houve escavadores que encontraram todo o tipo de achados especiais e eu sempre esperei que um dia fosse a minha vez», disse ela, segundo o Israel Hayom.
Robert Cole, diretor do departamento de cunhagem de moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel, destaca outro aspeto importante desta descoberta. «Esta moeda é a única do seu tipo encontrada fora do Egito, o centro do Império Ptolomaico».
Esta moeda foi provavelmente cunhada em Alexandria, talvez como um presente para os soldados egípcios que lutaram na Terceira Guerra Síria, um conflito entre os reinos ptolomaico e selêucida. Ela tem a inscrição «ΒΑΣΙΛΙΣΣΗΣ» (rainha), o que era incomum para as moedas da época. Além disso, Berenice aparentemente não era esposa do rei, mas uma governante independente. Isso era mais comum na dinastia ptolomaica ao longo de quase 300 anos, sendo Cleópatra a mais famosa.
«A descoberta de uma moeda de ouro tão rara em Jerusalém, numa época em que o país era governado pela dinastia dos Ptolomeus, dá uma visão fascinante do estatuto da cidade naqueles anos e das possíveis relações do governo de Jerusalém com o centro do poder do império, que controlava a região a partir do Egito», — observam os responsáveis pelas escavações, Iftach Shalev, do Departamento de Antiguidades de Israel, e Efrat Botzer, do Centro de Investigação de Jerusalém.