Muitas casas antigas têm instalações de cabos telefónicos de cobre que se distribuem pelos quartos e que já não servem, mas que podem ser reutilizados de outras formas
Ter uma boa ligação à Internet em toda a casa é fundamental, não só para ligar os nossos computadores pessoais, mas também para poder desfrutar de outros equipamentos, como televisores inteligentes com acesso a serviços online, consolas, reprodutores multimédia, sistemas de som, dispositivos inteligentes, etc.
A forma mais rápida de chegar a todos os cantos é usar WiFi, mas se a cobertura não for boa nas áreas mais distantes e não quisermos instalar amplificadores, extensores, pontos de acesso ou redes Mesh, então temos que optar por uma solução com fios.
O ideal seria ter uma instalação de cabo de rede Ethernet já pronta que vá do local onde temos o router até aos diferentes quartos. Isso é algo cada vez mais comum em casas recém-construídas, mas difícil de encontrar em casas antigas.
Aproveitando a instalação de cabos telefónicos que já temos
Mas nessas casas antigas, é comum que existam certas canalizações de tecnologias que já ficaram obsoletas e não são utilizadas, que podem ser aproveitadas para montar a nossa própria rede local.
É o caso dos clássicos cabos de telefone fixo que a maioria de nós tinha em casa até há algumas décadas. Por exemplo, há anos era habitual que a companhia telefónica nos instalasse uma tomada principal na sala ou na entrada da casa e, em seguida, através de uma distribuição por tubos corrugados ou diretamente com o cabo à vista colado ou agrafado na parede, fosse levada até aos diferentes quartos para ter um ou vários telefones suplementares.
Hoje em dia, os telefones fixos já não são tão utilizados e a maioria das operadoras oferece o serviço através de redes de fibra ótica ou coaxiais com VoIP, pelo que o clássico par de cobre que tínhamos instalado em casa já não serve para nada. E, em muitos casos, ao instalar a fibra ótica, o técnico corta-o e deixa-o inutilizável.
Como podemos aproveitá-lo? Bem, se tínhamos uma instalação com a sua própria canalização já feita em casa, podemos tentar reutilizar os tubos que já estão nas paredes para retirar o cabo de cobre e passar um cabo de fibra ótica sem ter de fazer obras nem depender dos tubos da eletricidade, que são sempre mais incómodos.
Ou seja, podemos aproveitar os tubos por onde passava o cabo telefónico para montar uma rede baseada em fibra ótica de plástico. É um cabo extremamente fino, pois não passa de 2,2 milímetros. Além disso, é muito flexível, o que faz com que possa ser usado sem problemas em instalações onde os tubos são antigos e têm ângulos fechados (tem um raio de curvatura de até 20 milímetros).
Em geral, não há perdas de transmissão para instalações de algumas dezenas de metros e também não é afetado pelas interferências eletromagnéticas dos cabos elétricos, pelo que, tal como no caso dos cabos Ethernet, nos permite aproveitar toda a largura de banda que contratámos, independentemente do ponto da casa em que efetuamos a ligação.
No caso de não termos estas canalizações ocultas, mas dispormos do clássico cabo telefónico que fica preso à parede por fora com agrafos, provavelmente ao passar de uma divisão para outra já existem os furos nas paredes correspondentes, pelo que evitamos esta tarefa.
Assim, podemos remover o cabo telefónico e substituí-lo diretamente por um de fibra ótica que passe pelos mesmos locais que o de cobre, aproveitando os furos já feitos nas paredes para passar de uma divisão para outra.
E não podemos fazer o mesmo usando diretamente um cabo Ethernet? Bem, isso depende do espaço disponível. O problema com os cabos Ethernet é que são mais grossos do que os de fibra (especialmente na parte do conector) e os cabos telefónicos que teríamos instalado, pelo que é possível que não caibam em todas as áreas que queremos.
Uma opção é comprar o cabo desmontado, sem a cabeça, que é mais fino e talvez caiba nas condutas e espaços deixados pelo cabo telefónico, e depois crimpar (colocar a cabeça com uma ferramenta especial) estes conectores quando já tivermos tudo instalado, embora aqui seja necessário ter um pouco mais de habilidade manual.