Com o tempo, os talheres de prata ou aço podem perder o brilho e ficar opacos. Se quiser deixá-los como novos, não deixe de experimentar este truque simples.
Talheres limpos e brilhantes são o melhor complemento para uma mesa. Com o passar do tempo e o uso, os talheres (especialmente se forem de prata ou aço inoxidável) ficam opacos devido a vários fatores, como exposição à humidade, detergentes abrasivos, altas temperaturas ou alimentos.
Se tiver convidados e quiser que eles fiquem perfeitos, há um truque que o ajudará a deixá-los como no primeiro dia. O melhor? Você só precisa de 3 ingredientes que certamente já tem em casa.
Bicarbonato e papel alumínio para limpar os talheres
Para fazer este truque simples, só precisa de três coisas: água, papel alumínio e bicarbonato de sódio. No perfil do Instagram @escueladelkaosalorden, dedicado à limpeza e à organização, explicam os passos para fazê-lo. É muito simples:
- Coloque água para ferver numa panela.
- Jogue algumas bolinhas de papel alumínio.
- Adicione uma boa quantidade de bicarbonato de sódio.
- Coloque também os talheres que deseja limpar e espere a água ferver.
- Quando começar a ferver, tampe a panela e deixe os talheres fervendo por cerca de 5 minutos.
- Mexa um pouco, desligue o fogo e enxágue os talheres com água.
Verá que as bolinhas de alumínio ficam enegrecidas porque, como explicam em @escueladelkaosalorden, «o alumínio remove toda a sujidade dos talheres».
Não é um método abrasivo nem é necessário esfregar os talheres (como acontece com outros truques para limpar prata que podem acabar por riscar a superfície), simplesmente atua eliminando a sujidade superficial.
Como funciona este truque?
Este truque para limpar talheres funciona através de uma reação química chamada redox (redução-oxidação).
Com o tempo, os talheres ficam cobertos de óxidos ou sulfuretos que os deslustram e a fórmula com água quente, bicarbonato de sódio e papel alumínio o que faz é destacá-los do metal e colá-los ao papel alumínio.
O bicarbonato de sódio ajuda como condutor na água quente. «Atua como eletrólito e, nessa reação, o alumínio cede elétrons que ajudam a eliminar essas camadas superficiais», explicam em @escueladelkaosalorden
O alumínio atrai e recolhe a sujidade sulfurosa dos talheres. «Essa “sujeira química” é transferida para o alumínio, por isso as bolinhas ficam pretas… e os talheres recuperam o seu brilho», esclarecem. Ou seja, a sujeira se desprende do talher e fica no alumínio.
O resultado são talheres limpos e sem contaminação de alumínio.
Funciona para todos os tipos de talheres?
Este truque funciona especialmente bem para talheres de prata ou aço inoxidável. «Foi concebido para peças que oxidam com enxofre e funciona graças a uma transferência de eletrões entre o alumínio e o enxofre da sulfuração», indicam na @escueladelkaosalorden.
Isso significa que não é adequado para materiais como o peltre, uma liga metálica tradicionalmente composta por estanho, cobre e antimónio, embora também possa conter chumbo. O peltre não oxida da mesma forma que os outros materiais que mencionámos e pode reagir mal com determinados produtos (especialmente se contiver chumbo).
Também não é adequado para a alpaca, uma liga de cobre, zinco e níquel que, embora se pareça com a prata, pode reagir mal aos ingredientes desta mistura. É por isso que é necessário certificar-se de que o que consideramos prata é realmente prata e não alpaca.
De acordo com os especialistas, para limpar a alpaca, o melhor e mais seguro é usar água morna, algumas gotas de sabão neutro e um pouco de vinagre de limpeza. Esfregue suavemente os talheres, enxague-os e seque-os com algodão. E se quiser obter mais brilho, pode fazer uma pasta com bicarbonato e água, esfregar muito levemente os talheres e enxaguá-los imediatamente com água abundante.