A limpeza é um aspeto fundamental para garantir uma casa saudável e organizada. Eliminar a sujidade do chão é um dos principais elementos para evitar as bactérias que se acumulam devido aos resíduos que trazemos do exterior nos nossos sapatos. Além disso, em certas divisões, como a cozinha, as manchas são ainda mais comuns.
Embora muitas pessoas utilizem um esfregão tradicional, existem outras combinações que, utilizadas com conhecimento e precaução, podem ser as nossas melhores aliadas na hora de eliminar a sujidade de determinadas superfícies da casa. Uma delas é a mistura de água oxigenada com detergente líquido ou sabão para pratos.
1. Água oxigenada e detergente líquido
A combinação de água oxigenada com detergente líquido ou sabão para pratos é uma verdadeira maravilha para eliminar a sujidade da casa. Tal como explicam os especialistas da ‘The Spruce’, se usada adequadamente, é capaz de eliminar manchas, desinfetar e controlar os maus odores.
2. Como preparar a mistura
Para preparar esta mistura, é necessário usar água oxigenada a 3%, que pode ser encontrada em farmácias e supermercados. Misturemos num recipiente uma parte de água oxigenada com, pelo menos, uma parte igual de detergente líquido ou sabão para pratos. Mexamos suavemente a mistura para não gerar excesso de espuma. Apliquemos a mistura diretamente sobre a superfície, deixemos agir por alguns minutos e enxaguemos com água limpa.
3. Benefícios desta mistura
Esta mistura é capaz de eliminar manchas resistentes, não só do chão, mas também de peças de roupa. Também ajuda na desinfeção de superfícies graças à sua capacidade bactericida. Pode ser utilizada em louças e utensílios de cozinha, desde que sejam enxaguados corretamente.
Além disso, a água oxigenada ajuda a combater esporos em paredes, azulejos ou juntas e o detergente elimina a sujidade associada ao bolor.
4. Precauções
Meios de comunicação como a Healthline ou The Spruce destacam a importância da precaução ao misturar determinados produtos. É fundamental conhecer os riscos de misturar água oxigenada com produtos que contenham amoníaco ou vinagre, pois estes podem gerar gases nocivos à saúde. Além disso, insistem em ler os rótulos antes de os utilizar.