Com esta nova estratégia, o governo da capital pretende reduzir a quantidade de resíduos sólidos e facilitar a sua reciclagem.
Com o objetivo de transformar o sistema de gestão de resíduos sólidos em Portugal e fazer a transição para um modelo de economia circular, o Ministério do Ambiente anunciou a introdução de um novo método de recolha de lixo, baseado em dias diferentes.
Esta medida faz parte da estratégia global «Cidade circular: zero resíduos para transformar a capital», recentemente apresentada pelo governo da capital.
A titular explicou que este novo método permitirá melhorar a gestão e a valorização dos resíduos desde o seu ponto de origem. «A triagem será feita em dias diferentes, o que garante a separação dos resíduos desde o seu ponto de origem até ao destino final», afirmou.
A recolha de resíduos em dias diferentes será complementada por uma grande campanha informativa, que será apresentada nas próximas semanas. Esta iniciativa promoverá a triagem de resíduos em três categorias: orgânicos, inorgânicos recicláveis e inorgânicos não recicláveis, o que facilitará o seu tratamento e reutilização.
A chefe do governo destacou a importância de os cidadãos voltarem a perceber o valor dos resíduos e participarem ativamente nesta transformação. Ela anunciou que serão instalados pontos de recolha de resíduos recicláveis, onde os cidadãos poderão receber incentivos em troca dos seus resíduos, o que contribuirá para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem.
No âmbito desta estratégia, prevê-se que pelo menos 50 % dos resíduos sólidos que chegam às infraestruturas públicas da cidade não sejam enviados para aterros sanitários, mas sim reciclados e reintroduzidos na economia.
Para atingir esse objetivo, o governo da capital trabalhará em quatro áreas: nova infraestrutura, responsabilidade compartilhada dos cidadãos, gestão e inovação, bem como redução e triagem de resíduos em casa.
Essa infraestrutura permitirá processar mais de 2.600 toneladas de resíduos orgânicos por dia. Também foi anunciada a criação de uma fábrica para reciclar pneus em material impermeabilizante, o que ajudará a reutilizar 250 mil pneus que chegam anualmente aos centros de transferência.
A estratégia também inclui a aquisição de 34 novos camiões de lixo e o reforço dos sistemas de monitorização de resíduos em toda a cidade.
Por fim, a Agência de Gestão Integrada de Resíduos começará a funcionar em outubro e será responsável pela coordenação de toda a gestão de resíduos na capital. Além disso, será promovida a compostagem em complexos residenciais no âmbito da rede civil de reciclagem de resíduos orgânicos.