Em muitos prédios de apartamentos na Suíça, a lavandaria é comum e funciona de acordo com um horário: esse sistema surpreende quem vem de países onde as máquinas de lavar roupa são particulares
Na Suíça, muitos apartamentos, especialmente os mais antigos, não têm as suas próprias máquinas de lavar roupa. Em vez disso, o edifício tem uma sala comum com máquinas partilhadas, onde os vizinhos lavam e secam a roupa à vez. Esta disposição requer um planeamento diário (ou mesmo anual) e um certo nível de disciplina doméstica.
Os residentes geralmente têm um dia ou dias designados para lavar roupa, quando reservam a máquina de lavar roupa por algumas horas.
Às vezes, eles têm até um dia inteiro por semana para usá-la. Esse sistema permite que todos tenham acesso igual, mas exige o cumprimento de horários e regras comunitárias (inimigo de imprevistos, especialmente infantis). Se você tem um dia limitado — por causa do trabalho, filhos ou compromissos — a experiência pode ser frustrante. Por isso, em muitos apartamentos, é possível trocar turnos com outros vizinhos, o que exige boas relações de vizinhança e flexibilidade.
Em muitos edifícios, também é proibido usar essas salas à noite ou aos domingos, especialmente se houver restrições rigorosas quanto ao ruído. Ligar a máquina de lavar roupa tarde da noite pode ser considerado uma falta de respeito pelo descanso dos outros.Este método de lavagem difere muito do que é feito em Portugal ou na América Latina, onde a maioria das pessoas tem uma máquina de lavar roupa em casa e costuma lavar a roupa de acordo com um horário.
Na Suíça, é claro, se o seu apartamento tiver a sua própria máquina de lavar roupa, pode usá-la como quiser, sempre respeitando as regras de convivência com os vizinhos. No entanto, usar a máquina de lavar roupa aos domingos ou em horários que perturbem a tranquilidade dos vizinhos não é bem-vindo. Quem usa essas instalações comuns não tem as mesmas oportunidades.Serviço partilhado
Para muitos recém-chegados, como os portugueses, esta rotina suíça pode parecer uma mistura de disciplina e responsabilidade coletiva. Mas, com o tempo, eles adaptam-se e apreciam a eficácia do sistema: menos investimentos, serviço partilhado e ordem na comunidade.
De qualquer forma, a lavandaria na Suíça é um exemplo de comportamento cívico prático: converse com os vizinhos, respeite o horário e suas roupas estarão limpas com antecedência (a menos, é claro, que você tenha manchas de chocolate nas lapelas).