Mesmo para os viajantes mais experientes, fazer e desfazer a mala ao chegar ao destino é a parte mais desagradável da viagem, pois esse processo, pesado, mas obrigatório para uma viagem confortável, pode se tornar uma dor de cabeça cansativa quando as roupas ficam todas amarrotadas depois de serem retiradas da bagagem.
No entanto, existem alguns truques que permitem evitar a passagem a ferro de emergência ao chegar ao destino e guardar as roupas em caixas, por mais pequenas que sejam, sem danificá-las. Esses métodos permitirão que cada peça de roupa permaneça sempre pronta e impecável, independentemente do tipo de material de que é feita.
Enrole as roupas, em vez de as dobrar
Um dos métodos mais eficazes e cada vez mais populares é enrolar as roupas em rolos, em vez de dobrá-las. Mas esse método não só permite que as roupas permaneçam exatamente como após a passagem a ferro, como também é a melhor opção para economizar espaço tanto na mala quanto na caixa, além de permitir um transporte prático e elegante para qualquer lugar, sem inconvenientes.
Este truque requer um pouco de paciência, mas é muito fácil de aplicar: basta colocar cada peça numa superfície plana, por exemplo, na cama ou no chão, dobrá-la em forma de retângulo e, finalmente, enrolá-la de uma ponta à outra, até ficar parecida com um saco comprimido.
Este método é especialmente eficaz para calças, tops, camisetas e roupas íntimas, pois, ao se transformarem em pequenos cilindros, ocupam muito pouco espaço e não amassam.
No entanto, também é adequado para peças mais delicadas, como vestidos de verão, que, embora sejam mais propensos a amarrotar, se forem enrolados com cuidado, permanecerão em perfeitas condições para serem usados num dia especial.
Use sacos plásticos
Os sacos comuns, que são ideais para transportar lanches infantis ou guardar comida em um dia de piquenique, também são uma técnica muito prática para guardar itens na bagagem e no armário, para que não fiquem amassados ao serem retirados. Mas isso não é tudo, pois o material de que são feitos é elástico, o que permite aproveitar ao máximo o espaço que oferecem.
Este método funciona principalmente com peças delicadas, como blusas, camisas e vestidos.
Os passos a seguir funcionam principalmente com peças delicadas, como blusas, camisas e vestidos: primeiro, selecione as roupas e, em seguida, dobre-as ou até mesmo enrole-as, aplicando dois truques ao mesmo tempo, otimizando o espaço e usando sacos.
Mas este truque será ainda mais eficaz se, depois de dobrar todas as roupas em vários sacos, as separar por tipo, cor ou até tamanho. Desta forma, os sacos também servirão como divisórias.
Sapatos em sacos separados
Embora seja menos comum em armários, um dos erros mais comuns ao fazer as malas é colocar os sapatos diretamente junto com as roupas. Seja ao lado das roupas ou em cima delas, o peso dos ténis, botas ou mesmo sapatilhas ou chinelos, por mais leves que sejam, danifica as roupas.
No entanto, uma solução prática e simples é guardá-los em sacos separados, de preferência de tecido, e colocá-los cuidadosamente em cima das roupas. Desta forma, os sapatos ficarão isolados e, se não tiver tido tempo de os limpar bem antes da viagem, com este método não irão cheirar mal nem sujar as peças de roupa escolhidas.
Utilização de papel de seda
Roupas especialmente delicadas podem ser um problema ao arrumar a mala ou guardar roupas no armário, se não houver cabides para pendurá-las. Itens como blusas de seda e camisas de tecidos finos, por exemplo, correm mais risco do que roupas de algodão, por exemplo, de amassar e acabar estragando.
No entanto, por mais difícil que seja acreditar, o papel de seda é uma ferramenta económica e ideal para protegê-las. Ele atua como uma barreira, reduzindo o atrito e a pressão direta entre tecidos de diferentes estilos e sapatos, além de ser leve e flexível, ocupando pouco espaço.
O truque é muito simples: estenda uma folha de papel sobre uma superfície plana, coloque as roupas dobradas sobre ela e, por fim, embrulhe-as com o papel restante.
Sacudir as roupas
Ao desfazer a mala e reorganizar as roupas, muitas pessoas cometem o erro de desdobrá-las e pendurá-las ou, pelo contrário, dobrá-las da mesma forma que estavam na mala. Mas esse erro pode ser evitado, e para isso é recomendável fazer algo muito simples: sacudir as roupas antes de guardá-las.Como escolher corretamente a bagagem de mão: de acordo com as suas necessidades e regras Este é um truque rápido, simples e muito eficaz, pois basta fazer movimentos suaves de cima para baixo para aliviar a tensão acumulada durante o transporte e esticar as roupas, eliminando todos os vincos e ajudando cada peça a recuperar a sua forma original. Este processo pode ser aplicado tanto a camisas como a vestidos e até calças, após o que qualquer peça estará pronta a ser usada.