Um estudo da Universidade de Leeds, na Inglaterra, revelou o método ideal de lavagem para evitar o desgaste das roupas e reduzir a poluição ambiental
Um estudo recente mostra que lavar a roupa em ciclos curtos e com água fria é a melhor maneira de prolongar a vida útil das peças, pois evita o desgaste prematuro dos tecidos.
Investigadores da Universidade de Leeds, em colaboração com a Procter & Gamble, analisaram como diferentes configurações da máquina de lavar afetam a liberação de microfibras e a perda de cor das roupas.
Como lavar roupa corretamente?
Os cientistas testaram vários ciclos com diferentes tempos e temperaturas: eles descobriram que ciclos de 30 minutos em água fria reduzem significativamente a perda de cor em comparação com ciclos mais longos e quentes, relata a Popular Mechanics.
Além disso, um ciclo curto de lavagem em água fria preserva melhor a intensidade da cor, evitando o desbotamento de cores vivas e o aparecimento de manchas indesejáveis em roupas brancas, o que geralmente ocorre em ciclos longos de lavagem a 40 °C.
O estudo também mostrou que ciclos de lavagem longos em água quente liberam mais microfibras, que danificam o tecido e contaminam a água.
Essas microfibras continuam a ser libertadas mesmo após várias lavagens, o que contribui para o desgaste prematuro. Os investigadores recomendam lavar as roupas com ciclos mais leves, curtos e frios, o que também reduz a pegada de carbono, o consumo de sabão e a poluição por microfibras, protegendo tanto as roupas quanto o meio ambiente.